quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Hit et nunc


Hit et nunc*!

Em alguns períodos da história, a educação e o conhecimento eram limitados aqueles que dispunham de valores financeiros ou faziam parte das altas classes sociais.
A expressão foi citada no período do Existencialismo: o homem era responsável por todos os seus atos, resultados e influencias. Ele era o principal interessado no seu aprendizado bem como no seu sucesso.
Trazendo isso para princípios educacionais, pode-se dizer que vivemos este momento: o estudo, devido a fatores sociais diversos, está a disposição nas mais diversas situações do dia a dia. Um exemplo claro deste processo é a EaD.
Os primeiros conceitos sobre EaD traziam para seus alunos a ideia de Autoaprendizagem: ou seja, o aluno aprende sozinho, sem nenhum tipo de ajuda.
Combinavam-se as tecnologias junto do acréscimo de informações.
Hoje, devido às novas atualizações sociais, políticas e necessidades educacionais, foram instituídos novos conceitos quanto a EaD no Brasil. Um exemplo disso é a nova definição de EaD:
“Modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.”

O termo Hit et nunc nos mostra a ideia de imediatismo, ou seja, a solução vinda através de nós mesmos e nossos esforços.

*(agora ou nunca)

Sendo assim, qual é a sua visão sobre EaD?

10 comentários:

  1. Boa noite Marcio,

    A EAD é uma forma moderna de flexibilização da educação, torna-se possível estudar com grande flexibilidade de tempo e lugares. A autoaprendizagem aliada a dedicação e boa tutoria são elementos que completam a receita para o sucesso.

    Abraço.,
    Marco
    http://www.marcocmelo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Marco!

      Desde já agradeço seu comentário,

      Atualmente a modalidade EaD tem crescido muito nos últimos anos. Contudo diversos fatores tem contribuído para esse sucesso, como você mencionou acima a flexibilidade, tempo e lugares ajustados com a tecnologia e instrumento de interatividade faz da EaD uma ótima oportunidade para quem busca continuar os estudos.


      Excluir
  2. Olá, Márcio! Bom dia!
    De fato a EaD envolve a autonomia do aluno, as habilidades com a tecnologia, a organização do seu tempo, mas sobretudo envolve o desejo de aprender. Hoje não há mais desculpas para não aperfeiçoar seus conhecimentos, e isto se deve especialmente a Educação a Distância.
    Um abraço.
    Melita
    http://melitamw.comunidades.net/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite Melita!

      Obrigado por participar do blog,

      Realmente a EaD tem proporcionado aos alunos uma maneira de rever seus conhecimento, habilidades e atitudes. Agora a vontade pelo aprendizado vai depende de cada um, assim podemos dizer é agora ou nunca.

      Excluir
  3. A EaD envolve principalmente a força de vontade e dedicação particular de cada aluno, um método que por ser bem flexível e as formas de estudo podendo ser em qualquer lugar facilita e muito a aprendizagem, de tal forma que o aluno não esta sendo "empurrado" seus resultados e desempenho dependem unica e exclusivamente dele.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, boa noite Mayara!

      Desde já agradeço por participar,

      De certo modo a EaD apresenta uma flexibilidade e adaptação de cada aluno, em todo tempo eles serão acompanhados e aconselhados por tutores , propendendo interagir para conseguir seus resultados que verdadeiramente vai depender da dedicação, organização e força de cada um.

      Excluir
  4. entendo que o EAD funciona para quem tem disciplina e perseverança, pois é uma forma menos custosa de conseguir uma melhor capacitação. é uma forma moderna de estudar, porém muitos, como eu por exemplo, dependem do compromisso, dependem de ter gente cobrando, ensinando, etc...

    ResponderExcluir
  5. Olá, boa tarde!

    Obrigado por participar,

    A metodologia EaD tem superado as expectativas de muitas pessoas, a procura por essa modalidade tem se tornado cada vez maior. Contudo tem mudado o paradigma em relação a Educação a Distância.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  6. Márcio,

    Boa noite!

    Muito legal este termo utilizado. É interessante que para entendê-lo, é necessário lembrar dos períodos vividos pela humanidade, em que o professor era tido como o único detentor do saber e o aluno, um mero expectador. Hoje pode-se dizer que o conhecimento de ambos é imprescindível para o aprendizado. É incrível que a EaD permite vincular tudo isso.

    Parabéns pelo blog!

    Um abraço!

    ResponderExcluir