quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Ensino a distância ou Educação a distância?

Devido as facilidades das ferramentas das novas tecnologias, (TIC´s) Tecnologia da Informação e Comunicação, que permitem interações e outras facilidades a seus usuários, as informações se tornaram mais abrangentes ao cotidiano das pessoas, proporcionando  oportunidades e anulando paradigmas a respeito da educação a distancia.
Quando se fala em educação no Brasil, pode-se dizer que tem surgido inúmeras modalidades de ensino devido ao grande procura de determinados públicos.
Por exemplo, anteriormente muitas pessoas não tinham condições financeiras, não dispunham de muito tempo para estudo, não dispunham de facilidades de locomoção para ficarem em instituições, mas em seus próprios ambientes de trabalho ou descanso poderiam ler materiais diversos: surgindo assim os cursos por correspondência. Os materiais utilizados nos cursos eram de valores acessíveis e ao termino do curso, o aluno estava apto a desenvolver, por exemplo, um rádio (Curso de Eletrônica).
Aos poucos, a educação foi se tornando de fácil acesso: maior o número de instituições, parcelas mais baixas, inúmeras formas de pagamento. Durante este processo, as ferramentas também foram aperfeiçoadas: o aluno não fica mais preso a um caderno ou apostila, contudo pode acessar o conteúdo da aula através de slides enviados pelo professor, ou não satisfeitos, podem também acessar o conteúdo em tempo real e contribuir para o desenvolvimento de outros materiais como Wikipédia e outros.
No Brasil a educação a distancia tem crescido de forma significativa como aponta dado publicado em um artigo da Revista Administradores. No entanto ainda permanece uma barreira que norteia essa metodologia de ensino, será que um curso a distância tem a mesma contribuição que curso presencial?
É interessante que, quando se fala de EAD surge a dúvida quanto ao próprio nome da modalidade: trata-se de Ensino a distância ou Educação a distância?


24 comentários:

  1. Acredito que os resultados vem da dedicação de cada um, independente do curso ser presencial ou a distância.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanda,
      Realmente os resultados aparecem pelo empenho e objetivo de cada um, ter metas bem definidas para que no termino do curso o aprendizado obtido seja satisfatório.
      Abraço,
      Márcio Lourenço

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Atualmente as tecnologias fazem parte da vida das pessoas, sendo assim elas esperam que essas tecnologias (internet, jogos, tablet, pc, etc.) sejam usados de alguma forma no estudos.
    Umas das formas de educação que inclui tecnologias é o EAD, que como dito está crescendo em numero de adeptos.
    A meu ver o EAD usa a tecnologia como meio de transmissão do ensino, mas, as tecnologias podem fazer mais pela educação, como criar novas abordagens que aumentem o engajamento dos alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Willian, boa noite!
      Agradeço o seu comentário.

      É realmente muito interessante pensar na tecnologia: não deve, realmente, se limitar a EAD mas comportar outras formas de transmissão de conhecimento, como jogos didáticos, blogs que permitam debate ou fórum, enfim.

      Inclusive, aproveito este momento para parabenizar o seu blog e seu jogo em prol da educação e da saúde: http://williamfrodrigues.wordpress.com/2012/12/23/dengue-killer/comment-page-1/#comment-21

      Acima de tudo, esse processo de troca de informações o qual estamos inseridos, permite o crescimento de ambas as partes, tanto no fórum, no blog, na EAD ou nos jogos: todos aprendem durante o processo e preparação e aprendem no processo de execução.

      Excluir
  4. Tanto no molde presencial como no molde a distancia a premissa é passar o conhecimento, ou repassar esse conhecimento de forma obetiva. Tanto em um como no outro a participação do aluno é fundamental, pois pra quem não quer aprender não adianta ensinar. Na educação a distancia a parte fundamental, que é o interesse do aluno, já está presente. Logo, a chance desse aluno captar o conteúdo será maior. O grande problema da EAD quanto a presencial é na verdade como se repassa esse ensino. É de forma clara? Como o aprendizado será avaliado? Como irei tirar minhas dúvidas? É certificado pelo MEC ou alguma instituição de referência? Desta forma, se o curso de EAD estiver bem estruturado, e priorizando o aluno, esse será uma ótima opção de estudos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wagner, boa tarde!

      Muito obrigado pelo seu comentário.

      É sabido que a distância entre aluno e tutor, presente nos cursos EAD, podem sim influenciar no processo de aprendizagem. Ciente disto, o aluno deve buscar o esclarecimento de suas dúvidas não somente junto aos materiais disponibilizados pelo curso mas também em outras fontes de pesquisas.

      O docente, acima de tudo, deve prezar pelo ensino mesmo que, em muitos casos, não haja a contribuição do aluno seja através de ambas as modalidades.

      Tanto as instituições de ensino presencial quanto as EAD´s contribuem para o conhecimento de forma significativa. Da mesma forma, existem alunos que buscam realmente o conhecimento e aqueles que não. Esse fato é comum em todas as esferas.

      Quanto as dúvidas dos alunos, existem fóruns, debates e espaço para esclarecimento de dúvidas e há também o suporte do tutor e, acima de tudo, o aluno deve buscar informações extras, ou seja, não se prender a uma única visão.

      Agradeço pela sua participação em nosso blog.

      Excluir
  5. Muito interessante este post. Eu já participei de cursos presenciais e cursos a distância, a questão não é somente a qualidade mas realmente atende o que buscam os alunos?
    Com as novas oportunidades de estudo disponíveis, o aprender fica mais simples, podendo ocorrer a todo instante e em qualquer lugar. Entretanto, acontecerá o aprendizado ou só o acréscimo de informações? E o que realmente é aprendido?
    É importantíssimo também que o perfil do aluno se adeque ao que a própria instituição "exige" do aluno: se o aluno não costuma acessar a internet, não faz parte de redes sociais e não acompanha as inúmeras atualizações técnológicas, talvez a modalidade EAD não atenda suas reais necessidades.
    Entendo que, para a escolha de um curso adequado seja necessário a busca por informações diversas, visitas as instituições, etc.

    Enfim, toda forma de aprendizado é válida. Inclusive, inúmeras instituições de EAD já são reconhecidas, assim como as presencias, oferecem ensino de qualidade e suporte as necessidades do aluno.

    O imprescindível ao professor, tutor ou educador é: nunca deixar de ensinar. E ao aluno: nunca desistir de aprender!

    ResponderExcluir
  6. Apesar do significativo aumento do EAD, acredito que o ensino presencial ainda tem melhor funcionalidade pelo fato do aluno poder tirar suas duvidas no momento em que elas surgem. Neste aspecto a unica maneira de esclarecimento imediato a distancia, seria numa conferência em tempo real, perdendo, no entanto, a praticidade procurada em um EAD. De qualquer forma o interesse do aluno sera o ponto mais importante no aprendizado. A decisão com relação ao tipo de ensino será naturalmente tomada, na maioria das vezes, de acordo com a disponibilidade e recursos de cada um.

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Rafael,

      Desde já, agradeço pelo seu comentário.

      Quanto as dúvidas presentes nos processos de aprendizado na modalidade EAD, os professores/tutores deixam de ser os únicos detentores do saber. Os alunos passam a contribuir uns com os outros na troca do conhecimento, este processo é chamado de socioconstrutivismo.

      A essência do EAD é proporcionar ao aluno formas de, por si só, desenvolver seu próprio conhecimento e fazer inserções deste conhecimento em seu dia a dia.

      Excluir
  7. EAD é uma ótima opção para aqueles que não podem participar de cursos presenciais. Como todos os outros cursos é necessário que o aluno se dedique, consulte outras fontes de informação e esteja sempre atualizado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miriam,

      Bom dia!

      Agradeço a sua participação.

      Os cursos EAD são mais flexíveis quanto a carga horária e permitem o acesso em qualquer lugar onde haja rede. Contudo, se faz necessário a adequação ao perfil do aluno.

      Excluir
  8. Eu acredito que um curso a distância não tenha a mesma contribuição que um presencial.

    Por mais esforçado e dedicado que o aluno seja, a falta de prática e o convívio com colegas de classe, não preenchem por completo o diploma que ele receberá.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gustavo,

      Bom dia!

      Obrigado pelo seu comentário.

      É sim, quanto a esta contribuição social oferecida pelas instituições presenciais, a EAD ainda não lhe permite.

      Contudo, dentro da modalidade EAD são promovidas atividades como fóruns e debates que tem como proposta além da troca de informações, a integração entre os alunos.

      Excluir
  9. Ola, primeiramente quero dizer que está muito legal essa discussão aqui.
    Acredito que o que torna um curso bom ou ruim não é a modalidade, mas sim a seriedade com que a instituição, alunos e responsáveis perseguem os objetivos. Afinal todos nós conhecemos cursos presenciais que são ruins, não?
    Sobre educação e ensino sempre há confusão mesmo. A educação pressupõe que haja as duas coisas, o ensino e a aprendizagem.
    O ensino é atividade intencional de um profissional para fazer com que outra pessoa, o aluno adquira determinado conhecimento.
    O aprendizado é uma atividade igualmente intencional de uma pessoa (aluno) que se propõe a aprender e é auxiliada por outra (professor).
    Se há ensino e aprendizado podemos dizer que há Educação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barbara,

      Bom dia!

      Agradeço seu comentário.

      Realmente não é modalidade que determina se o curso é ruim ou não, mas sim a disposição, seriedade e compromisso de ambas as partes.

      Concordo com você, onde há ensino e aprendizado há educação. Independente da metodologia que ela foi passada ou adquirida.

      Excluir
  10. Eu acredito que tanto à distância quanto presencial, o aluno é a chave de sua própria evolução. Com um bom professor e disposição de ambas as partes, o aprendizado flui. Acho também que a dinâmica da aula, a maneira de como é passada as informações, a interatividade, influenciam na absorção do conhecimento.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo,

      Bom dia!

      Obrigado pelo seu comentário.

      O objetivo do EaD é realmente fazer essa ponte entre aluno e professor, onde consiga criar uma interatividade e amplie as formas de aprendizado, com o uso das tecnologias o aluno pode pesquisar, explorar, comentar, expor suas ideias e tirar suas dúvidas a qualquer momento, aumentando assim seu conhecimento.

      Excluir
  11. A educação sempre foi multifaces. A tecnologia aplicada é apenas mais uma, embora seja potencialmente muito importante por permitir níveis de interação muito grandes e também pela natureza democratizadora que ela traz em si. Contudo, a ideia de que uma face da educação exclui outra me parece equivocada. E educação é integradora e complementadora por excelência e é na soma e na multiplicação que ela floresce e não na subtração e na divisão. Tanto quem ensina quanto quem aprende sempre pode sair maior e melhor depois de um encontro com a educação. :D www.paulomorais.com.br Educação Empreendedora

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo Morais,

      Bom dia!

      Desde já, agradeço pelo seu comentário.

      Indiferente das formas a qual se expõe a aprender, a educação ainda é fator principal para todos, sendo ela presencial ou a distancia.

      Um abraço,

      Obrigado.

      Excluir
  12. Paulo,

    Apesar de iniciante na modalidade de Educação a Distância já deu para entender o grande aumento de sua participação no contexto global.
    A flexibilidade de tempo para se dedicar e a prática da auto-aprendizagem são características determinantes para este crescimento.

    Achei muito interessante a troca de idéias feitas aqui.

    Abraço,

    Marco
    marcocmelo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde,

    Interessantíssimo o debate aberto aqui com referencia à EaD. Mais interessante ainda eu ter a oportunidade de colocar minha opinião sobre o assunto.
    Faço parte do grupo de pessoas que na implantação da metodologia, era totalmente contra. Com a evolução do método e aprimoramento do conceito, a mim ficou provado que surte o mesmo efeito, sem defasagem do aprendizado. É a tecnologia abrangendo mais uma área, a educação, facilitando o ingresso de muitas pessoas nos cursos, que antes não tinham a possibilidade. A flexibilidade de horários é responsável pelo aumento da procura pelo método educativo.

    ResponderExcluir
  14. Olá, boa tarde Celinha!

    Obrigado por participar do blog,

    Hoje em dia notamos que as pessoas estão se adaptando com rapidez a modalidade EaD, que vem crescendo virtuosamente no Brasil, motivando e oportunizando a formação acadêmica de muitas pessoas. Com o aumento de novas tecnologias essa realidade de finalizar os estudos ou até mesmo buscar uma especialização está mais perto para todos. A flexibilidade e vantagens encontradas na educação à distância têm proporcionado uma nova cultura educacional.

    ResponderExcluir